Quando um casal começa a ter problemas relacionados à infertilidade à primeira pergunta é sempre sobre descobrir o período fértil. A tabelinha ajuda a descobrir o período de máxima fertilidade. Apesar de originalmente sua ideia foi de uma ferramenta contraceptiva, mas podemos usar para o inverso.
Quando a mulher apresenta ciclos regulares o calculo é fácil e temos normalmente uma janela de 3 dias antes e depois do 14º dia quando ocorre a ovulação. Em ciclos irregulares é mais difícil precisar o dia da ovulação e, consequentemente, engravidar.
Como calcular o período fértil (método de Ogino-Knaus):
Verifique a duração dos seis últimos ciclos menstruais, determinando o ciclo mais longo e o mais curto:
• Do número total de dias no seu ciclo mais curto, subtraia 18. Isto identifica o primeiro dia fértil do seu ciclo.
• Do número total de dias no seu ciclo mais longo, subtraia 11. Isto identifica o último dia fértil do seu ciclo.
Exemplo: Ciclo mais curto: 26 dias menos 18 dias = 8 dias
Ciclo mais longo: 30 dias menos 11 dias = 19 dias
Neste exemplo o período fértil começa no oitavo dia do ciclo e terminando no décimo nono dia do ciclo (12 dias para aumentar a chance de gravidez).
Vantagens: Pode ser usado para alcançar uma gravidez; não apresenta efeitos colaterais físicos; sem custos; e aumenta o conhecimento da mulher sobre o seu sistema reprodutivo.
Desvantagens: Alta incidência de falha; difícil para algumas mulheres detectar o período fértil; longos períodos de janela fértil.
Sinais de ovulação: corrimento transparente semelhante à clara do ovo no meio do ciclo menstrual, aumento da sensibilidade das mamas e desconforto (cólica) decorrente da ovulação (sinal de Mittelschmer).