CICLO MENSTRUAL

Nos humanos o ciclo menstrual é fundamental para que ocorra a gravidez. É um evento que se repete a cada 28 dias (se menor que 22 ou maior que 39 dias deve ser avaliado os motivos) e é dividido em 3 fases, de acordo com as alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante o mês. A Primeira menstruação chamamos de Menarca, após isso a mulher entra no Menácme (fase reprodutiva da vida da mulher) e tudo termina na Menopausa com a última menstruação e fim dos óvulos viáveis.

Logo após a menstruação se inicia um novo ciclo. Estrogênio, progesterona estão em níveis bem baixos, Assim como o FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante). Nesse momento é o ideal para dosar esses hormônios, pois teremos resultados basais e confiáveis (analise hormonal deve ser entre 0 1º e o 5º dia do ciclo menstrual). A hipófise começa a liberar o FSH que é responsável pelo desenvolvimento do folículo/óvulo. Folículos são estruturas arredondadas preenchidas por líquido e neles contem o óvulo. Esse líquido é de suma importância para que o futuro óvulo consiga chegar a trompa. Nesse processo de evolução folicular há aumento gradativo do estradiol produzido pelos ovários o que trona o endométrio (camada que reveste internamente o útero) mais espesso com a finalidade de prepará-lo para a gestação. O endométrio deixa de ser fino e começa a passa a trilaminar no seu auge. A fase folicular tem uma duração variável, mas normalmente dura 12 dias. Folículo preparado é hora de ovular.

A ovulação ocorre com ajuda do LH. Apesar de haver um recrutamento na fase folicular de até mil óvulos, apenas um é selecionado. Em humanos o natural é a ovulação de apenas um óvulo. O pico de LH inicia o processo de ovulação que dura em médica 24 hs, ou seja, por volta do 14º dia do ciclo. Uma vez liberado, o óvulo será captado pelas trompas e espera pelos espermatozoides no terço distal da trompa (ampola) para gerar uma gravidez. Normalmente, o óvulo sobrevive por 24 horas após sua saída do ovário, após isso a fecundação nãos e torna mais possível. Os espermatozoides podem durar até 5 dias dentro do trato genital feminino aguardando pela ovulação, dessa forma, não há necessidade de uma relação no mesmo dia da ovulação para se obter uma gravidez.

Após o processo de ovulação o local onde se encontrava o folículo se fecha e forma o que chamamos de corpo lúteo e suas células são modificadas para produzir progesterona e retomar a produção de estrogênio que havia caído u pouco após a ovulação. A progesterona em maior quantidade modifica o endométrio (pico em 5 dias após a ovulação) e cria o que chamamos de “janela de implantação”. Esse prazo de tempo é necessário para que o embrião que foi fertilizado chegue no útero com o ambiente pronto para sua fixação (nidação). Um processo conjunto e sincronizado.

Quando a fecundação não acontece, não há hCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) liberado pelo embrião e o corpo lúteo começa a desfazer. Os níveis de estrogênio e progesterona diminuem e há descamação do endométrio que se preparou para receber o embrião. Desta forma todo ciclo recomeça.

O período fértil pode ser calculado através da técnica da tabelinha, mas essa técnica só é confiável se o ciclo menstrual for regular. O período fértil inclui o dia da ovulação + 3 dias antes + 3 dias depois, lembrando que a ovulação ocorre na metade do ciclo.

Quando o ciclo menstrual é irregular, é mais difícil saber o dia da ovulação e pode ser mais difícil engravidar, pois não se consegue calcular com exatidão o período fértil. Veja como calcular o período fértil de ciclos irregulares.

SINAIS QUE INDICAM PERÍODO FÉRTIL

Os sinais que indicam período fértil são corrimento transparente semelhante à clara do ovo, aumento da sensibilidade das mamas e leeve dor na região do útero, semelhante a uma cólica leve e passageira.

Além desses sinais, também é possível identificar a ovulação através do teste de farmácia de ovulação, como o Confirme e o Bioeasy. Veja como usar esses testes para saber se está no período fértil

O CICLO MENSTRUAL IRREGULAR É AQUELE EM QUE NÃO SE SABE QUANDO A MENSTRUAÇÃO IRÁ VIR. AS CAUSAS MAIS COMUNS DE CICLO IRREGULAR SÃO:

  • Início da vida fértil na adolescência, até 2 anos após a primeira menstruação;
  • Período pós gravidez;
  • Pré-menopausa, devido às intensas alterações hormonais;
  • Distúrbios da alimentação que causam perda de peso em excesso, como anorexia nervosa;
  • Excesso de atividade física intensa, principalmente em mulheres atletas;
  • Hipertireoidismo;
  • Ovários policísticos;
  • Mudança de anticoncepcional;
  • Estresse ou distúrbios emocionais;
  • Presença de inflamação, pólipos ou tumores no aparelho reprodutor feminino.

Na presença de ciclo menstrual irregular ou quando o ciclo menstrual não ocorre por mais de 3 meses, deve-se procurar o ginecologista para investigar a causa do problema. Veja 10 Mitos e Verdades sobre Menstruação.

Receba novidades por e-mail:

Membro das entidades:
1
2
3
4

Dr. Vamberto Maia Filho © 2025. Todos os Direitos Reservados. Site by Luidy.com.br.