Da escolha da consulta

Quando o casal esta tentando engravidar e não esta conseguindo é hora de procurar ajuda. O mais comum é recorrer ao ginecologista, porém muitos não estão habilitados a tratar de forma adequada e podem, por vezes, postergar muito o encontro com o especialista na área. Assim vou enumerar algumas sugestões para uma boa escolha e consulta:

Indicações
Antes de começar a sua busca por uma clínica de fertilização, um dos primeiros passos é procurar por indicações de casais que já tenham realizado o tratamento. A indicação de alguém de confiança pode ser uma boa estratégia para começar a busca pela melhor solução. Lembro que as percepções individuais variam muito.
Outra forma de ter boa indicação são dos médicos. Já que eles têm uma visão mais aprofundada na medicina e sabem separar bem o bom profissional daquele com menor capacidade técnica. Fale sempre com seu ginecologista!

Pesquisa na Internet
Atualmente, a internet é o lugar mais utilizado para conseguir informações sobre as diversas opções de clínicas de fertilização e tratamentos existentes. Nesse sentido, é fundamental visitar o site, ler materiais sobre a clínica, acompanhar as redes sociais e buscar opiniões de quem já fez o tratamento e avaliações de pacientes que já tenham realizado algum procedimento. Lembre-se: na internet quem “paga” mais tem maior relevância, então o 1º nem sempre será o melhor.

O profissional
Outro aspecto importante a levar em consideração na hora de escolher um especialista em fertilidade, é o currículo e a experiência do profissional responsável pelo seu tratamento. Esta informação poderá ajudar muito na hora da escolha. Apesar das mídias sociais ajudar neste reconhecimento uma forma muito importante é a plataforma Lattes onde o currículo médico é posto de forma seria e sem “maquiagem”.

Além da formação profissional, o médico deve manter-se atualizado e possuir as seguintes certificações: Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA); Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO); Associação Médica Brasileira (AMB);Conselho regional de Medicina (CRM).

As taxas de sucesso
Mesmo para os casais saudáveis, sem nenhum problema de fertilidade, as chances de engravidar são baixas. Aliás, existe um tempo de espera considerado normal para engravidar, de 12 ciclos menstruais, antes de começar a procurar possíveis causas para a dificuldade de engravidar.

Mas com os tratamentos de reprodução assistida existentes, as chances de engravidar são maiores do que para um casal jovem e saudável. A taxa de sucesso vai variar de acordo com diversos fatores, como por exemplo, a idade da mulher.

Receba novidades por e-mail:

Membro das entidades:
1
2
3
4

Dr. Vamberto Maia Filho © 2024. Todos os Direitos Reservados. Site by Luidy.com.br.