Quando buscar ajuda?

A maioria dos casais que buscam ajuda para engravidar foi antes um casal que evitou a gestação de alguma forma e por um bom tempo. E a partir do momento que não se obteve sucesso um milhão de questionamentos vem a cabeça e entre eles quando procurar ajuda. A dificuldade para ter filhos pode estar relacionada a diversas causas. Estresse, excesso de peso e endometriose, por exemplo, podem desencadear a infertilidade, que afeta até 20% dos casais em idade reprodutiva. Através de formulas matemáticas a medicina orientava, de uma forma geral, que o casal que não obtivesse uma gestação após 1 ano de tentativas de engravidar deveria procurar ajuda. Contudo isso hoje não deve ser levado tão estrito. Muitos casais não devem esperar tanto, pois o tempo para eles é ouro. Casais que tem uma idade acima de 37 anos; mulheres que mulheres que têm ciclo menstrual irregular ou ausentes; passado de abortos espontâneos; histórico prévio de infecção pélvica conhecida; dor abdominal severa que se suspeite/conheça a presença de endometriose; e homens que nos exames pré-nupciais detectaram alteração no sêmen ou no seu histórico de vida (traumas, infecções, cirurgias…).

O número de casais procurando ajuda no campo da infertilidade vem em um crescente real. Basta ir a uma maternidade ou abrir uma revista para notar o aumento no numero de gêmeos! Contudo, o casal deve superar sempre a 1ª barreira do “preconceito” e aceitar que buscar ajuda de um bom profissional poderá poupar muito sofrimento e acelerar a busca do sonhado bebê.

Em pesquisa com executivas da wallstreet centro financeiro americano, mais de 90% acreditavam que poderiam ser mãe quando desejassem, pois teriam recursos, e não se preocupavam com idade. A nossa sociedade moderna não levou em consideração que a função reprodutiva feminina é finita, pois o número total de óvulos já esta determinado desde o nascimento e não há como parar o tempo. Do ponto de vista de resultados em tratamentos a melhor etapa para se engravidar é até os 30 anos – fato. Depois disso é uma corrida contra o tempo. A saber: quantidade e qualidade de óvulos que se vão.

De uma forma prática:

  1. Casal que não engravidou após 1 anos em métodos contraceptivos;
  2. Casal onde a mulher tem mais de 37 anos e não engravidou após 6 meses tentando;
  3. Casais onde sabidamente há um potencial problema para engravidar;
  4. Mulheres que tenham em exames prévios potencial baixa reserva ovariana.

Após identificar um potencial (ou real) problema escolha bem o medico e equipe que cuidará de você. A investigação básica e avançada deve ser o passo inicial do processo. Entender para tratar. É importante deixar claro que o diagnóstico da infertilidade é conjugal e não só da mulher ou do homem. Por essa razão, no processo de avaliação ambos passam por uma consulta médica. Depois disso é encarar o problema de frente e nos casos necessários fazer os tratamentos quando indicados.

Receba novidades por e-mail:

Membro das entidades:
1
2
3
4

Dr. Vamberto Maia Filho © 2024. Todos os Direitos Reservados. Site by Luidy.com.br.