Um legado de amor

Dr Vamberto Maia Filho

Durante toda a minha formação médica me dediquei a dois pilares: ciência e humanização. Para mim não existe a menor chance de não me dedicar visceralmente a cada paciente com o meu melhor. E essa premissa eu sigo desde estudante.

Na ciência busquei constantemente me aperfeiçoar e melhorar minha medicina baseando-me na excelência. E certamente meus trabalhos científicos escritos, livros publicados, aulas e cursos ministrados, além de artigos revisados em periódicos nacionais e internacionais podem atestar a qualidade e atualização de minha medicina.

Humanidade é o sentimento que mais me guia. Empatia com o paciente e sua condição de vulnerabilidade não deve transformar minha profissão em algo maior, pelo contrário estamos juntos na jornada.

Que a vida deve ser valorada a cada pulsar arterial ou respiração e o sentimento jamais poderá ser sobrepujado pela técnica. A esperança está no futuro e não no passado.

Certamente plantei esta semente ao longo de minha carreira e com orgulho tenho lindas histórias colhidas. Agora falta a sua!

Minha história

Quem sou eu

Nasci no Recife, em Pernambuco, sou filho de médico com uma engenheira civil e tenho uma irmã mais nova, que é pediatra. Cresci dentro de uma família amorosa, humilde e batalhadora, que nos estudos encontraram a saída para vencer na vida. Meus pais foram os primeiros de suas respectivas famílias a chegarem à universidade. Nesse exemplo, sempre me espelhei.

Sou apaixonado pela medicina desde criança. Sempre tinha a resposta imediata para uma das perguntas mais comuns da infância: “O que eu queria ser quando crescesse?” Médico! Meu pai, que também é professor da Universidade de Pernambuco (UPE), foi minha maior referência. Enquanto ele treinava as aulas, eu só escutava e me encantava. Foi fácil me seduzir pelos ossos, bonecos e pelves.

Além de médico, já me aventurei pintando quadros, desenhando quadrinhos e criando peixes ornamentais, que, diga-se, é meu maior hobby. Fui atleta a vida inteira e, no handebol, tive minha maior paixão e melhor momento, quando cheguei à seleção pernambucana.

Concluí a graduação e fiz duas residências médicas (Ginecologia-Obstetrícia e Reprodução Humana) no Recife. Como chefe da residência, reformulei o atendimento aos pacientes, inauguramos cirurgias por vídeo na emergência do hospital e ainda participei do 1º bebê por Fertilização in vitro do SUS na capital pernambucana, o que me enche de orgulho. Vim para São Paulo para realizar meu doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e, na instituição, fui professor convidado e preceptor da disciplina de ginecologia endócrina por 11 anos.

Sou casado e tenho três filhas – aliás, trigêmeas, que eu mesmo fiz! Minha esposa e filhas são a maior razão da minha existência e grandes motivadoras na vida. Além de ter uma fé inabalável em Deus, busco levar seus ensinamentos para meu cotidiano familiar e laboral.

Com um estilo de vida simples, busco constantemente evoluir como pai, marido, médico e pessoa. Estagnação não entra no meu dia a dia. Quero fazer o bem sempre e, se puder, ajudar cada vez mais pessoas em busca da felicidade e realização de seus sonhos.

CURRÍCULO

Formação e Carreira

FORMAÇÃO

  • Graduação em Medicina: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
  • 1ª Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia: Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP);
  • 2ª Residência Médica em Reprodução Humana: Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP);

TÍTULOS FEBRASGO

  • Título de Especialista em Ginecologia / Obstetrícia – Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia;
  • Título de Especialista em Endoscopia Ginecológica – Vídeo-laparoscopia – Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia;
  • Título de Especialista em Endoscopia Ginecológica – Histeroscopia – Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia;

PÓS GRADUAÇÃO

  • Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP;

SOCIEDADES

  • Membro da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva – ASRM;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana – SBRA;
  • Revisor de revistas médicas internacionais;

ÁREA DE ATUAÇÃO

  • Médico Assistente voluntário da graduação médica da UNIFESP;
  • Ex-Coordenador do ambulatório de Hiperandrogenismo da Ginecologia endócrina da UNIFESP;
  • Ginecologia / Obstetrícia / Ginecologia-Endócrina / Reprodução Humana (infertilidade conjugal);

MEDICINA PRIVADA

  • Ex-Sócio do Grupo Huntington Medicina Reprodutiva;
  • Ex-Sócio do Grupo Santa Joana Centro de reprodução Humana;
  • Sócio da MAE – Medicina e Atendimento Especializado – São Paulo/SP.

MÉDICO RESPONSÁVEL
Dr. Vamberto Maia Filho CRM-SP 118.297

Sou apaixonado pela medicina desde criança.

Sempre tinha a resposta imediata para uma das perguntas mais comuns da infância: “O que eu queria ser quando crescesse?” Médico!

Cadastre-se agora e Receba Novidades por E-mail

Receba novidades por e-mail:

Membro das entidades:
1
2
3
4

Dr. Vamberto Maia Filho © 2024. Todos os Direitos Reservados. Site by Luidy.com.br.