Menstruação: CONHECENDO MEU CICLO

CMAS O QUE É O CICLO MENSTRUAL?

Afinal de conta por que as mulheres menstruam? Nos humanos o ciclo menstrual é fundamental para que ocorra a gravidez. Nele ocorre o desenvolvimento e liberação de um óvulo que poderá ser fertilizado por um espermatozoide no terço distal da tuba uterina. Após a fertilização o embrião vai se fixar no endométrio (tecido que reveste internamente o útero) e que foi preparado pelos hormônios produzidos nos ovários. Todo esse processo é comandado por ordens do nosso sistema nervoso central (hipotálamo e, hipófise) que de forma organizada comanda a função dos ovários em uma forma organizada para que todo o processo ocorra em seu tempo (fases da menstruação).

ENTENDENDO A MENSTRUAÇÃO:

A menstruação é este evento cíclico que se inicia na Menarca (a 1ª menstruação) e os ciclos subsequentes faram parte do Menácme (fase reprodutiva da vida da mulher) terminando este período na Menopausa (última menstruação e fim dos óvulos viáveis). Este ciclo se repete a cada 28 dias (se menor que 22 ou maior que 39 dias deve ser avaliado os motivos), dura entre 3 a 7 dias e tem um volume médio de 80 ml. O inicio do ciclo menstrual pode variar quando a forma de sangrar da mulher. De uma forma geral começar com um pequeno “borrão” dando sinal que o endométrio esta se desgarrando do útero e se concretiza (1º dia do ciclo) no dia de maior fluxo (“sangue vivo”) ocorre. Entre um ciclo menstrual e outro dividimos em 3 fases, de acordo com as alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante o mês.

+1ª FASE FOLICULAR
Logo após a menstruação se inicia um novo ciclo. Estrogênio, progesterona estão em níveis bem baixos, Assim como o FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante). Nesse momento é o ideal para dosar esses hormônios, pois teremos resultados basais e confiáveis (analise hormonal deve ser entre o 1º e o 5º dia do ciclo menstrual). A hipófise começa a liberar o FSH que é responsável pelo desenvolvimento do folículo/óvulo. Folículos são estruturas arredondadas preenchidas por líquido e neles contem o óvulo. Esse líquido é de suma importância para que o futuro óvulo consiga chegar a trompa. Nesse processo de evolução folicular há aumento gradativo do estradiol produzido pelos ovários o que trona o endométrio (camada que reveste internamente o útero) mais espesso com a finalidade de prepará-lo para a gestação. O endométrio deixa de ser fino e começa a passa a trilaminar no seu auge. A fase folicular tem uma duração variável, mas normalmente dura 12 dias. Folículo preparado é hora de ovular.
Receba novidades por e-mail:

Membro das entidades:
1
2
3
4

Dr. Vamberto Maia Filho © 2024. Todos os Direitos Reservados. Site by Luidy.com.br.