Any Awuada afirmou, nas redes sociais, que está “grávida de uma semana” após ter participado de uma festinha íntima com Neymar na semana passada. Apesar de não ter citado quem seria o pai, a declaração rapidamente gerou polêmica e levantou dúvidas sobre a possibilidade de se descobrir uma gravidez tão cedo. Para esclarecer a questão, a coluna Fábia Oliveira conversou com o Dr. Vamberto Maia Filho, ginecologista especialista em reprodução humana.
Sobre a possibilidade de um embrião já estar implantado no útero com apenas uma semana da relação sexual, o médico esclareceu: “A mulher ovula normalmente no 14º dia do ciclo e, se engravidar, só saberá disso, na melhor das hipóteses, duas semanas depois da relação”.
Segundo o profissional, no entanto, é possível que uma mulher faça um teste logo na primeira semana após perceber um atraso menstrual. “Se a mulher tem um ciclo extremamente regular e percebe que a menstruação não veio na data esperada, ela pode fazer um teste e confirmar a gravidez. Mas, na prática, a maioria só percebe após a primeira semana de ausência da menstruação”, explicou.
Sobre testes de gravidez, o Dr. Vamberto destaca que os exames disponíveis no mercado têm grande sensibilidade e podem detectar uma gestação precoce. No entanto, fazer um teste muito cedo pode gerar falsos positivos. “Isso pode ocorrer devido a problemas hormonais, tumores de ovário ou até o uso de medicações para engravidar”, alertou.
Após duas semanas da ovulação, a mulher normalmente menstrua. Quando isso não acontece, ela faz o exame e vê se está grávida. Então, o que eu estou querendo dizer é o seguinte: se a mulher tem um ciclo extremamente regular e percebeu que naquela data a menstruação dela não veio, que era expectativa, ela consegue, sim, já na primeira semana fazer um teste e ver se está grávida. Então, isso é possível que ocorra. O que ocorre, na prática, é que a mulher quando percebe a falta da menstruação. ela pode variar em até 10 dias, ela só vai ver se está gravida depois disso. Então, normalmente só acontece após a primeira semana da ausência da menstruação.
Com apenas uma semana da relação sexual, o embrião já estaria implantado no útero?
A mulher ovula normalmente no 14º dia e, se ela não engravida, menstrua no 28º. Isso a gente está falando de mulheres que são absolutamente certinhas. Se ela tem uma relação, ela tem que ter a relação durante o período da ovulação, 14º dia, ela só vai saber se está grávida, na melhor das hipóteses, com duas semanas depois da relação. O que normalmente acontece é a mulher sente a falta da menstruação, tinha uma expectativa da data ali ao redor do dia X, ela acaba aguardando um pouquinho porque essas variações são plenamente normais, e aí ela faz o teste de gravidez. Ou seja, vai ter pelo menos aí três semanas da relação sexual.
Existe algum teste de gravidez capaz de detectar a gestação tão cedo?
Atualmente, todos os exames de gravidez urinários tem uma sensibilidade enorme, inclusive pegando gravidez bem inicial. Então, os exames que temos no mercado são capazes de detectar gravidezes bem precoces.
Quais os sinais mais precoces que podem indicar uma gravidez?
O principal e sempre será sinal de gravidez é a falta da menstruação. A mulher que não tem a menstruação, não aparece o ciclo menstrual na data esperada, é o primeiro sinal de que ela está grávida. Qualquer outro sinal é decorrente do aumento do HCG – que é o hormônio que verifica a gravidez. E isso normalmente só vai acontecer, também na melhor das expectativas, com duas, três semanas de gravidez. O primeiro sinal mais precoce é ausência de menstruação. Náusea, vômito, aumento de peso, mudança do hábito alimentar, mancha no rosto… Tudo isso só ocorre quando a gravidez está mais evoluída.