Veja as principais características da gravidez de gêmeos

A gravidez é um momento especial, cheio de descobertas e expectativas. Quando falamos de uma gestação gemelar, essa experiência ganha ainda mais significado e exige alguns cuidados extras. No Dia dos Gêmeos, celebrado em 18 de março, vale a pena entender melhor como esse tipo de gestação acontece e o que muda no pré-natal.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, o ginecologista especialista em reprodução humana, Dr. Vamberto Maia Filho, explica tudo sobre os tipos de gêmeos, os sintomas da gestação e os principais cuidados com a saúde da mãe e dos bebês.

Quais são os tipos de gravidez gemelar?

Nem todos os gêmeos são idênticos, e isso acontece porque há dois tipos principais de gestação gemelar: monozigótica e dizigótica.

A gestação monozigótica ocorre quando um único óvulo é fertilizado por um espermatozoide e, depois, se divide em dois embriões. Isso faz com que os bebês sejam geneticamente idênticos e muito parecidos fisicamente. Dependendo do momento em que essa divisão acontece, eles podem compartilhar ou não a mesma placenta.

Matéria publicada em Pais&Filhos
Receba novidades por e-mail:

Membro das entidades:
1
2
3
4

Dr. Vamberto Maia Filho © 2025. Todos os Direitos Reservados. Site by Luidy.com.br.